(79) 99880-6033

Rua Poeta José Sampaio, 586 , Bairro Siqueira Campos, Aracaju, Sergipe, Brasil

  • (079) 3241-6033
  • Atendimento On-line
  • idiomas

Notícias

24/01/2017
Financiamento Imobiliário
8 dicas para ser aprovado no financiamento habitacional
 

8 dicas para ser aprovado no financiamento habitacional

A obtenção de um financiamento bancário pode ser um processo demorado e burocrático, com várias etapas de aprovação. E ele pode ficar ainda mais longo se apresentar algumas pendências que poderiam ser solucionadas muito antes da abertura do processo. 

Pensando nisso, separamos, neste post, as 8 principais dicas para agilizar a liberação do financiamento habitacional. Confira:

Antes de tudo, é necessário que você conheça tudo o que é exigido para aprovação de financiamento habitacional pelo banco que você escolheu.

Verifique com o seu gerente quais são os requisitos básicos e os documentos necessários para dar entrada ao processo de liberação de crédito.

A maioria dos bancos segue uma cartilha padronizada de requisitos e de documentação, mas é importante se atentar para as particularidades de cada banco.

Assim, quando você for solicitar a abertura do processo, já saberá quais são as pendências que precisará sanar e quais os documentos que deverá apresentar para o seu gerente.

2. Separar todos os documentos solicitados pelo banco

Muitos documentos lhe serão solicitados para dar entrada em qualquer processo de financiamento bancário. E alguns deles são regra padrão para qualquer banco.

Por isso, se você já tiver em mãos estes documentos, principalmente aqueles que se referem à comprovação de renda e de situação cadastral, será mais prático e rápido enviá-los ao banco escolhido.

Os principais documentos solicitados pelos bancos financiadores são:

  • Cópia dos documentos pessoais do comprador (RG, CPF, certidão de casamento);

  • Cópia dos documentos pessoais do cônjuge, se o comprador for casado;

  • Cópia do comprovante de residência;

  • Cópia do comprovante de renda (holerites, extratos bancários, recibos, etc.);

  • Cópia da declaração de imposto de renda.

Então, antes de contatar o banco e solicitar a abertura de processo de financiamento e análise de crédito, agilize esse processo, providenciando e separe a documentação mencionada acima! 

3. Limpar o CPF antes da solicitação do financiamento habitacional

Para obtenção de qualquer tipo de crédito, seja ele em um cartão de crédito, ou para financiar um imóvel, é essencial que o seu CPF esteja em regularidade. Isso significa que todas as suas contas deverão estar com o pagamento realizado em dia, sem atrasos.

Isso porque, caso haja parcelas em aberto, que não foram pagas até a data do vencimento, esta inadimplência constará no seu CPF no sistema do SPC/SERASA, e são poucos os casos em que os bancos aprovam o financiamento para clientes com cadastro negativado.

Se você estiver com o cadastro negativado no SPC/SERASA, será praticamente impossível a liberação de crédito para o seu financiamento habitacional. Nesse sentido, é imprescindível verificar, antes de solicitar o financiamento bancário, a sua situação cadastral no SPC/SERASA.

Caso esteja negativa, é imprescindível providenciar a negociação das dívidas com os seus respectivos credores, para regularizar a sua situação cadastral antes de tentar obter um financiamento habitacional.

4. Fazer o cadastro positivo no SERASA Experian

O cadastro positivo é um programa oferecido pelo SERASA Experian, que tem como finalidade fornecer uma listagem de todos os devedores que estão em dia com os seus pagamentos.

Os bancos e as empresas utilizam os dados fornecidos por este programa para verificar quais são os clientes que estão em condições de quitar, em dia, um futuro financiamento bancário.

Além disso, algumas instituições financeiras concedem determinados benefícios para clientes com cadastro positivo no SERASA Experian, como juros mais baixos, por exemplo.

5. Abrir uma conta no banco financiador

Para a maioria dos bancos, o cliente que já é seu correntista tem mais facilidade de obter a liberação do financiamento bancário, porque é interesse das instituições financeiras privilegiar os seus clientes e oferecer alguns benefícios na hora de financiar um imóvel.

Outro motivo para facilitar a aprovação de créditos para clientes correntistas é que o banco já tem conhecimento de todas as suas movimentações bancárias e sabe do montante que é depositado, todos os meses, em suas contas.

Um exemplo de banco que adota esta postura é a Caixa Econômica Federal, que apresenta taxas de juros mais convidativas aos clientes que já têm conta aberta neste banco.

6. Manter um bom relacionamento com o banco financiador

Assim como abrir previamente uma conta no banco financiador é vantajoso, o bom relacionamento com a instituição financeira também conta pontos na hora de assinar um contrato de financiamento.

Pagar as contas do cartão de crédito em dia, ainda que seja necessário o parcelamento de faturas, é só uma das muitas maneiras de se manter um bom relacionamento com o banco.

Ao verificar que você é um bom pagador e efetua seus pagamentos em dia, será mais fácil de obter a aprovação do crédito que você precisa para adquirir a casa própria.

7. Concentrar toda a sua renda na conta aberta para financiamento

Uma premissa é verdadeira quando falamos em financiamento bancário: quanto mais dinheiro investido no banco, maiores serão as chances de ter o seu financiamento aprovado nesta instituição.

Pensando nisso, é interessante depositar todos os valores recebidos na conta que será usada para o financiamento bancário. Isso vale para todo e qualquer tipo de valor que você receber, desde salários e contraprestações, até pagamentos por serviços realizados de forma autônoma.

O depósito de todos os valores em uma mesma conta corrente facilitará a comprovação, ao banco, de que você realmente recebe toda a renda que declarou para obter o financiamento.

Outra dica para casais que vão adquirir um imóvel através de financiamento é abrir uma conta conjunta no banco financiador, a fim de realizar cada vez mais movimentações bancárias.

Assim, o banco terá mais segurança e interesse em liberar o crédito para o seu financiamento bancário.

8. Abrir sua empresa como MEI

Os trabalhadores informais, ou seja, aqueles que não trabalham com carteira assinada, possuem menos chances de terem seus créditos aprovados junto ao banco.

Esta negativa ocorre porque o trabalhador informal recebe também uma renda informal, que não é declarada no imposto de renda.

Para evitar este possível problema, é indicado a estes tipos de trabalhadores a abertura de uma empresa no formato de MEI (Microempreendedor Individual), para formalizar os serviços prestados por ele e para justificar o recebimento de sua renda. 

Com a situação regularizada através da MEI, há maior possibilidade de que o banco aprove o seu crédito, já que ele poderá verificar a renda declarada e analisar, com mais facilidade, a sua situação de crédito para um financiamento bancário.

Depois de ler todas essas dicas para liberação do financiamento habitacional, você percebeu o quanto conhecimento é importante na hora de financiar a sua casa própria, não é mesmo?

+Informações:

 

Fred Lima

CEO, BCI

CRECI-SE 4755 PF

+55 (79) 99687-2679 

+55 (79)   3241-6033

www.bcimobiliaria.com.br

 
 
Fonte: Pecon
Outras Notícias
25
08
6 Dúvidas Comuns Sobre Financiamento Imobiliário
[+] saiba mais
05
03
Orla de Atalaia lugar lindo de se viver...
[+] saiba mais
28
07
É Possível Juntar Dinheiro Pagando Aluguel?
[+] saiba mais
28
07
6 Dicas Para Economizar Com as Finanças do Casal
[+] saiba mais
15
08
É Possível Comprovar Renda Informal Para Comprar Um Imóvel?
[+] saiba mais
31
07
As 8 Principais Dicas Para Você Investir No Mercado Imobiliário
[+] saiba mais
20
08
9 Dicas Para Quem Vai Comprar o Primeiro Imóvel
[+] saiba mais
18
05
4 benefícios de comprar um imóvel na crise
[+] saiba mais
05
03
Empreendimentos imobiliários cresce na Orla de Atalaia
[+] saiba mais
26
06
Saiba como aproveitar a crise e planejar a compra do seu imóvel!
[+] saiba mais
 
Voltar

precisa de mais informações?

nossa equipe está à sua disposição!

entre em contato